Manifesto do Ficcionismo Científico

"Ciclo da Herança" (Christopher Paolini); "As chaves do Reino" (Garth Nix); "Ariane" (Alec Silva); "Um Mundo Perfeito" (Leonardo Brum). Todos são livros contemporâneos, cada um com estilo e história próprios, porém com um ponto em comum: suas histórias contêm elementos fantásticos, seja da mitologia clássica (ex.: deuses), da cultura oriental (ex.: dragões), da invenção do autor (ex.: o Nada), etcetera.



Tal ponto não está definido de forma sólida na literatura, de modo que tais autores não se encaixariam em uma Escola Literária já definida.

O Manifesto do Movimento Guaranista diz “É chegada a hora de levantarmos nossas penas, nossas canetas, nossos lápis, nossos cadernos, nossas folhas, nossas diários, nossos computadores, nossos livros!”, e eu completo: “Autores atuais: unimo-nos!, pois temos o direito de pertencer a uma escola literária!”.



A lua de uma nova era já nasceu. A era da Liberdade de Escrita (que dar, a cada autor, o direito de escolher uma Escola Literária para ser sua morada), que nos permite, inclusive, utilizar personagens/cenários/ideias/etcetera já usados em novas histórias, ou mesmo reescrevendo uma parte da original, ou mesmo reescrevendo totalmente a história, afinal, escrevemos o que gostaríamos de ler. Por que, então, não podemos fazer isso com as histórias já criadas, moldando-as a nosso gosto?

Muitos são contra as fanfics, alegando “violação de direitos autorais”. Obviamente, eles nunca leram uma fanfic na vida, pois os autores estão passando a reconhecer tais direitos em suas histórias, e, senão em todas, em muitas delas, as comunidades do Orkut dedicadas a postagens de fanfics, estão exigindo que os autores reconheçam que os personagens não lhes pertencem, o que não parece nenhum incomodo para eles.

A Escola Literária Ficcionismo Científico tem como objetivo reunir tais autores (atuais ou não), dando uma casa para seus livros, e, também, para aproximar tais autores. Afinal, juntos poderemos criar nossa casa, não tendo que esperar nossa Escola acabar (e a nossa morte) para a termos.



Não digo, contudo, que devemos abandonar as outras escolas, separarmo-nos. Muito pelo contrário, devemos nos unir a elas, afinal, com a Liberdade de Escrita conquistada, não nos precisamos prender a uma única Escola Literária, podemos unir o Ficcionismo Científico ao Romance, ao Parnasiano, ao...







Aníbal Vilela (Ryu Dragoni)

3 comentários:

Tentei postar lá no seu blog, o sobre o livro Ariane, e não consegui, tentei enviar um email mas não deu certo. Uff! que dificuldade heim?!
estou com muita vontade de ler seu livro, preimeiro por que faz alusão a um dos mitos que mais amo na vida tda, adoro com paixão a história de Eros e Psiquê, sou fascinada.
O seu livro fala do fruto do amor dos dois não é? A Ariane seria a Prazer do mito real? estou muio curiosa.
Segundo por que sua história parece muito com meu gosto, com meu estilo. Sabe que tenho em meus rascunhos uma história assim tbm? Fala de uma criatura alada, no caso um homem muito belo que cai no quintal de uma pastorinha, humlde e inocente. E a criatura alada não passa de um Deus mandado a terra pra perpetuar uma vingança, quase um lucifer. Enfim, não quero falar do meu conto, que afinal não passa de um projeto, só queria explicar um dos motivos que incita tanto minha curiosidade, pq estou muito curiosa pra ler seu livro, vc já publicou ele, quanto custa, onde posso achá-lo?

 

Hehe, acho cementei para o autor errado, bem, ele saberá de quem eu toh falado. ^^

 

Não tem problema, não!!
Mudei o blog soh para atender às suas reclamações, amiga!!

 

Postar um comentário